Após um semestre de muito trabalho em Brasília, o vice-líder na Câmara dos Deputados, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto faz uma avaliação do primeiro semestre de seu segundo mandato. Nesta segunda (17), a Câmara federal entra em recesso parlamentar, encerrando as atividades da primeira metade do ano.
O parlamentar mato-grossense neste ano é integrante das Comissões Permanentes de Finanças e Tributação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Além disso, ele também faz parte do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro.
Entre as principais ações do vice-líder do governo no primeiro semestre, também estão a destinação de cerca de R$ 18,8 milhões, através de emendas parlamentares, para mais de 30 cidades do estado do Mato Grosso. Esses recursos, os quais já foram pagos, serão investidos em áreas como saúde, educação, esporte e infraestrutura dos municípios. Além disso, a atuação do parlamentar ainda o levou a ser eleito vice-presidente da recém criada Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças.
Como destaque da atuação parlamentar do deputado emedebista está a escolha, logo após a posse em fevereiro, para ocupar o cargo de vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, sendo um dos 17 indicados pelo presidente dentre os integrantes de partidos que apoiam o governo. A função, a qual é de extrema importância para o estado que ele representa, pois facilita o diálogo do deputado com os ministérios e órgãos federais, trazendo benefícios para Mato Grosso, também é estratégica para o governo, pois o deputado tem se movimentado para fazer a interlocução com outros blocos políticos, a fim de gerar uma base de apoio mais sólida do governo na Câmara Federal.
Neste sentido, se destaca a articulação que o deputado federal realizou, juntamente com o deputado estadual Valdir Barranco e com a diretora executiva da Conab ex-deputada federal Professora Rosa Neide, entre o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o Movimento de Prefeitos e Vereadores da Região do Vale do Araguaia, a fim de discutir a finalização das obras das rodovias que cortam o estado.
Outra articulação que tem contribuído para a mobilização da comunidade pesqueira mato-grossense é com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em torno do projeto Transporte Zero, o qual foi aprovado na ALEMT, mas que tem recebido apoio do parlamentar, do ministro e do governo federal no sentido de impedir judicialmente a proposta que proíbe a pesca, armazenamento, transporte e comércio de peixes nos rios do estado.
Já no campo das proposições legislativas, o deputado federal apresentou quatro projetos de lei: o PL 790/2023, contra o comércio abusivo em situações de desastre; o PL 791/2023, para implantar o uso de Sistemas de Processamento de Dados e de Inteligência Artificial (IA) para monitorar e solucionar situações de riscos e desastres; o PL 1851/2023, proposta para tornar crime hediondo atos que atentem contra a democracia; e o PL do Entregador (3539/2023), medida que sugere maior proteção aos entregadores de aplicativo, evitando situações de violência contra esses trabalhadores.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More