E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Governo Federal anuncia 202 obras em Mato Grosso pelo Novo PAC

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (08.05) novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no valor de R$ 18,3 bilhões – incluindo R$ 1,7 bilhão para a prevenção de desastres. Ao todo, municípios de Mato Grosso foram contemplados com 202 obras e empreendimentos, que incluem áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos.

Em meio a enchentes registradas desde o fim de abril no Rio Grande do Sul, o Governo Federal informou que as seleções priorizaram a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades, “tornando-os mais aptos a superar cenários adversos da emergência climática e oferecer melhores condições de vida para a população, contribuindo para a redução das desigualdades regionais”.

Em Mato Grosso, três fazem parte do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes. Duas são empreendimentos de urbanização de favelas, nas cidades de Cáceres e Rondonópolis. A proposta é dotar as favelas de infraestrutura urbana como melhoria habitacional, drenagem para redução de riscos de desastres naturais, recuperação ambiental, regularização fundiária e equipamentos públicos de saúde, educação, esporte, lazer e cultura.

Na área da educação, 75 obras e equipamentos foram contempladas. Estão previstas 34 creches, 12 escolas em tempo integral, aquisição de 29 ônibus escolares e quatro espaços comunitários com parquinho.Os projetos selecionados agora se somam às obras já anunciadas pelo Governo Federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC.

Para a saúde, os investimentos alcançam 102 obras. Entre elas, estão duas maternidades com centro de parto normal, uma em Várzea Grande e uma em Sinop. A lista também inclui a aquisição de ambulâncias e unidades odontológicas móveis, além da construção de policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), centrais de regulação do SAMU, Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Centro Especializado em Ressocialização e oficinas ortopédicas.

Cuiabá

Para a capital, está prevista a construção de uma creche/escola de Educação Infantil, um espaço esportivo comunitário e dois Centros de Arte e Esporte Unificados, que vêm sendo chamados de CEUs da Cultura. Além disso, está prevista a aquisição de 25 novas ambulâncias para o Samu.

 

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM