A nova pesquisa da Percent, divulgada em absoluta primeira mão pela TV Cuiabá e Portal O Documento, mostra uma mudança no cenário da corrida sucessória na Capital. O candidato do União Brasil, Eduardo Botelho, cresceu dois pontos em relação a última sondagem, alcançando 33% das intenções de voto.
No entanto, a maior mexida no tabuleiro se deu na briga pela segunda colocação. Abílio Brunini (PL) se manteve estável com os mesmos 23% da pesquisa anterior. Porém, Lúdio Cabral (PT), ascendeu 4%, e tem hoje 21% de preferência, o que caracteriza empate técnico com o candidato do Partido Liberal. Neste quadro, Domingos Kennedy, do MDB, manteve os mesmos 8% da última quantitativa.
“Percebemos que o Botelho, indiscutivelmente, se consolidou como líder entre os quatro postulantes ao Palácio Alencastro. Na pesquisa da semana passada, Abílio tinha 23% e Lúdio 17%, o que somava uma diferença entre eles de 6%, bem acima da margem de erro. Só que agora, o Lúdio subiu 4%, encostando no Abílio. Os dois estão tecnicamente empatados na segunda colocação, fato que impossibilita, neste momento, apontar qual dos dois vai disputar o segundo turno contra o Botelho”, explicou, Ronye Steffan, sócio da Percent.
Na modalidade espontânea, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, Botelho, que tem 30%, segue com folga na liderança. Mais uma vez, Abílio e Lúdio estão empatados com 17% e 15%, respectivamente. Kennedy somou 5%, com 4% de brancos e nulos e 29% de indecisos.
A Percent projetou ainda os votos válidos, quando se exclui os brancos e nulos. Neste quadro, Botelho chega a 39%, Abílio tem 27%, Lúdio 25% e Kennedy 9%. Perceba que a soma de todos os candidatos, exceto Botelho, totaliza 61%, o que aponta, com folga, provável segundo turno em Cuiabá.
Confrontos
Como ocorreu na pesquisa anterior, o candidato do União vence todos os seus oponentes em um possível segundo turno: Botelho (44,1%) x Abílio (22,9%), Botelho (47,5%) x Kennedy (10,8%), Botelho (42,7%) x Lúdio (22%). “Está evidente que o Botelho acaba sendo a primeira opção, no segundo turno, tanto dos eleitores de Abílio como também do Lúdio. Isso lhe dá uma folga tranquila quando ocorre o confronto direto contra os candidatos do PL e PT”, asseverou Ronye.
Rejeição
No quesito recusa eleitoral, Abílio teve uma explosão numérica, se comparada com os indicadores da semana passada. A rejeição dele subiu de 19,4% para 30,1%. Lúdio tem 15,3%, Kennedy 12,5% e Botelho 10,8%, permanecendo como o menos rejeitado entre os quatro nomes que disputam este pleito majoritário.
Metodologia
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 9 e 13 de setembro nas zonas rural e urbana de Cuiabá. A sondagem presencial ouviu 1.200 pessoas, e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. A quantitativa está devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-00807/2024.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More