E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Embrapa lança unidade de pesquisa na Baixada Cuiabana

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresenta nesta segunda-feira (21.10) o projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Baixada Cuiabana, ligada à Embrapa Agrossilvipastoril e com foco em agricultura familiar. O evento de lançamento ocorre às 15h, no auditório da Superintendência Federal do Mapa, em Várzea Grande e contará com a participação do ministro Carlos Fávaro.

A nova Umipi será instalada em Nossa Senhora do Livramento, ocupando uma área anteriormente utilizada para pesquisas em piscicultura pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).

A unidade abrangerá 11 municípios da Baixada Cuiabana e trabalhará com cadeias produtivas como fruticultura, olericultura, mandiocultura e piscicultura, além de sistemas agroflorestais e de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Na Baixada Cuiabana, a Umipi, ligada à Embrapa, buscará não apenas aumentar a produtividade, mas também agregar valor à produção por meio de certificações e selos de indicação geográfica, fortalecendo a competitividade dos pequenos produtores.

A agricultura familiar ocupa 65% da área da região da baixada cuiabana, de acordo com o Censo Agropecuário. Em um estado marcado pela predominância do agronegócio em larga escala, essa área se destaca por suas pequenas propriedades, muitas com menos de 50 hectares, dedicadas principalmente à produção de alimentos como frutas, mandioca e hortaliças. No entanto, a baixa altitude, o clima quente e a qualidade do solo apresentam desafios que exigem pesquisas adaptadas às condições locais.

Além dos desafios naturais, a proximidade com os centros consumidores e a dependência de Mato Grosso em importar hortifruti de outros estados abrem espaço para a Umipi contribuir com a redução dessa dependência. A proposta é que, com as tecnologias e inovações desenvolvidas pela unidade, os pequenos produtores da Baixada Cuiabana possam aumentar sua produtividade e conquistar mercados locais.

Embrapa em Sinop

Nos últimos anos, a Embrapa Agrossilvipastoril, com sede em Sinop, já vinha atuando na região por meio de capacitações e projetos, como a introdução de cultivares de banana e o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável, desenvolvido em parceria com a Famato. A nova Umipi pretende expandir essas ações e consolidar a região como referência em sistemas produtivos sustentáveis.

 

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM