E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Quatro nomes concorrem a vaga do MPE no Tribunal de Justiça; Deosdete é o favorito

 

A vaga do Ministério Público do Estado (MPE) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) tem quatro nomes na disputa, sendo dois procuradores e dois promotores de Justiça. Eles concorrem à vaga do desembargador Guimar Teodoro Borges, que se aposentou na última semana. O favorito da lista é o ex-procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior.

Também se candidataram o procurador Marcelo Vachiano e os promotores Milton Merquíades e Marcelo Lucindo. Neste ano nenhuma mulher se candidatou à vaga, em protesto à última escolha de integrantes do MPE para desembargador, quando apesar de várias mulheres terem participado da disputa, foram nomeados dois homens.

A vaga é relativa ao quinto constitucional, que significa que um quinto das vagas de desembargadores nos tribunais brasileiros devem ser preenchidas por advogados e membros do Ministério Público. Esse instrumento está na Constituição Federal desde 1934.

Para concorrer à vaga do desembargador Guimar são requisitos ter mais de 35 anos de idade e, pelo menos, 10 anos no Ministério Público. As inscrições são voluntárias e foram encerradas na última terça-feira (18).

Com a apresentação do nome dos candidatos, o Conselho Superior do Ministério Público irá analisar a lista e votar em duas sessões a confirmação dos candidatos. Depois os nomes serão encaminhados para o TJMT, onde apenas três serão enviados para que o governador Mauro Mendes (União) escolha um deles.

Nos bastidores Deosdete é um forte candidato, já sendo considerado por alguns como o novo desembargador. Ele é apoiado pela maioria dos membros do MPE e ainda é bem-visto pelos desembargadores do TJMT, além de ser bem relacionado com o governador.

         

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM