A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) alcançou um feito inédito: pela primeira vez em sua história, três deputadas estão exercendo mandatos ao mesmo tempo. Além da deputada titular Janaina Riva (MDB), as suplentes Professora Graciele (PT), de Sinop, e Valdeniria Dutra (PSB), de Cáceres, assumiram suas cadeiras, elevando a representatividade feminina na Casa.
Com a entrada de Graciele (no lugar de Lúdio Cabral, PT) e Valdeniria (na vaga de Beto Dois a Um, PSB), a participação feminina no parlamento subiu de 4,17% (com apenas Janaina) para 12,5%.
Este aumento é considerado um marco, especialmente em um estado que enfrenta altos índices de feminicídio e violência doméstica.
Janaina Riva destacou a importância do momento: “Algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no Parlamento.”
Ela comemorou o avanço, mesmo que temporário, e expressou a esperança de uma equiparação real no futuro.
A Professora Graciele reforçou a necessidade de mais mulheres nos espaços de poder. “Nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas é inegociável. Precisamos ocupar cada vez mais essas instâncias e levar o que realmente importa: a defesa das nossas vidas, a garantia da equidade e a construção de um estado verdadeiramente seguro para todas”, afirmou.
Valdeniria Dutra celebrou a oportunidade de “dividir essa responsabilidade com duas grandes guerreiras” e enfatizou a importância de inspirar outras mulheres a se envolverem na política para lutar por igualdade e direitos.
Ao longo da 20ª Legislatura, um total de seis deputadas suplentes já passaram pela Casa Legislativa, além de Janaina Riva: Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB), reforçando a tendência de maior presença feminina, ainda que em caráter de rodízio.
Historicamente, a ALMT teve apenas 11 deputadas titulares e 10 suplentes. Oliva Enciso foi a primeira deputada estadual titular da ALMT (4ª Legislatura – 1959 a 1963). Em seguida, foram titulares Sarita Baracat (9ª Legislatura – 1979 a 1983) e Thais Barbosa (11ª Legislatura – 1987 a 1991).
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More