E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Prefeito de Cuiabá é homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CRF-MT

 

Em uma solenidade marcada por reconhecimento e emoção, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, foi agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2025, concedida pelo Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT). A honraria destaca a significativa contribuição do gestor à saúde pública municipal e, especialmente, à valorização da profissão farmacêutica.

Um dos principais marcos da gestão de Abilio Brunini, e fator determinante para a homenagem, foi a criação da Secretaria Adjunta de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares (SAAFIH), uma medida histórica e inédita no município. A nova estrutura passou a funcionar oficialmente em 25 de junho de 2025 e fortalece a atuação da assistência farmacêutica no âmbito do SUS municipal. O secretário adjunto da pasta é o farmacêutico e conselheiro do CRF-MT, Cleyton Eduardo da Silva.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu a homenagem e destacou os grandes desafios enfrentados na área da saúde, especialmente no setor farmacêutico. Ao comentar o cenário da saúde municipal, reconheceu que há uma deficiência de cerca de 30% no abastecimento de medicamentos, além de diversos entraves que dificultam a gestão, como falhas no planejamento, ausência de dados consistentes, orçamento deficitário e dificuldades operacionais.

“Se eu fosse enumerar todos os problemas, talvez pedissem o título de volta [brincou]. Fico muito honrado, mas a verdade é que fiz apenas um gesto diante de um setor tão difícil da administração pública”, afirmou o prefeito.

Sobre a criação da Secretaria Adjunta de Assistência Farmacêutica, Abilio destacou a importância de ter farmacêuticos na linha de frente da gestão da assistência. “Desde o começo da gestão, antes mesmo da eleição, eu já dizia aqui no Conselho sobre a importância de termos uma junta voltada à farmácia. Não que ela, sozinha, vá resolver os problemas, mas será composta por profissionais qualificados que podem apontar caminhos”, explicou.

O prefeito pontuou que, com a nova secretaria, as decisões sobre o funcionamento das farmácias nas unidades básicas, hospitalares e juntas passam a ser tomadas por quem tem formação técnica específica. Segundo ele, a iniciativa não significa que outros profissionais não possam contribuir, mas avalia como justo que farmacêuticos estejam à frente dessas decisões, considerando sua formação voltada exclusivamente para essa área.

“Ainda enfrentamos muitos conflitos, pois, muitas vezes, o tema da assistência farmacêutica na unidade básica de saúde se confunde com as políticas da atenção primária e, por vezes, também com a atenção especializada. Isso naturalmente gera conflitos. No entanto, a gestão pública existe para lidar com esses desafios”, concluiu.

A presidente da entidade, Dra. Cristina Reis, ressaltou que o reconhecimento vai além do simbolismo, representando de fato o reconhecimento aos profissionais. A mensagem da diretoria também enfatizou o trabalho que vai além do bem-estar da população, envolvendo os bastidores da política nas articulações institucionais, na fiscalização técnica, no incentivo à qualificação profissional e na escuta ativa de cada demanda que chega aos profissionais para solução. “A homenagem reafirma o compromisso do CRF com a valorização da categoria.”

 

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM