8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’ estreia na TV Globo em formato de série
Eleição e impeachment de Fernando Collor são temas do episódio inaugural do documentário com cinco episódiosGlobo / Divulgação
Altos e baixos da jovem democracia brasileira
A história da Nova República é destaque nas noites da RBS TV nesta semana, com a exibição da minissérie documental de cinco episódios 8 Presidentes 1 Juramento, no ar diariamente logo após Histórias Quase Verdadeiras, a partir das 23h5min.
Trata-se de uma adaptação do documentário homônimo de Carla Camurati, lançado em 2021 e atualmente disponível para streaming no Globoplay. Um panorama da história brasileira desde o fim da Ditadura Militar, em 1985, até os dias atuais, a produção tem início em meados dos anos 1980, com o surgimento do movimento Diretas Já.( semelhante ao premiando filme dos cineasta Rodrigo Piovezan e Marcelo Santiago, Diretas JÁ O maior movimento políitico do Brasil.contada por fatos reais de Dante de Oliveira a emenda Diretas Já
Mas a movimentada década, que culminou na elaboração da Constituição de 1988 e na eleição e posse de Fernando Collor, é apenas a introdução da obra. Ao longo do episódio inaugural, o público também é convidado a recordar o caótico governo do primeiro presidente eleito por voto direto do Brasil, em 1989, que acabou em impeachment ainda em 1992.
Os capítulos seguintes abordam episódios como a introdução do Plano Real, a eleição de Fernando Henrique Cardoso, o primeiro governo Lula, a descoberta do Pré-Sal, a ascensão da primeira mulher ao Planalto – Dilma Rousseff – e sua queda, com mais um impeachment, que levou à presidência de Michel Temer. O governo de Bolsonaro não fica de fora, com material inédito sobre a eleição de 2022 adicionado à versão televisiva de 8 Presidentes, que chega ao fim com a terceira vitória de Lula e seu retorno ao poder.
– A série cumpre a missão de conectar a eleição de 2022 com a história da política brasileira desde a constituinte e trazer as gerações seguintes para uma visita à nossa história viva. Os jovens estão encarregados de construir o nosso futuro. E para isso é fundamental que tenham conhecimento do que passou nas últimas décadas – destacou a diretora no material de divulgação da atração encaminhado à imprensa.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More