As criações das tecelãs da Tece Arte se destacam na Galeria de Arte Cura Humana, concebida pelas arquitetas Josy Bumlai e Maria Mendonça, e no espaço Loja Despertar, projetado pela arquiteta Yasmin Maia Kuya. Curiosamente, ambos os espaços foram agraciados com prêmios significativos dentro da exposição, reconhecendo o “Melhor Uso de Obra de Arte” e o “Melhor Projeto em Sustentabilidade”, respectivamente.
As arquitetas ressaltam a importância das peças da Tece Arte na composição dos ambientes premiados, evidenciando a colaboração entre a arte tradicional das redeiras e a inovação dos projetos arquitetônicos. A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria da Silva Brito, destaca o orgulho e a alegria da associação ao ver suas obras em destaque na CASACOR Mato Grosso.
“Participar da CASACOR foi de imensa alegria para todas nós, uma grande vitrine para apresentarmos a nossa arte, pois sabemos que o que fazemos não é só artesanato, é sim arte. E gerou grande repercussão, visibilidade, tenho certeza que virão outras parcerias e oportunidades. Todas ficamos encantadas e estamos muito felizes com os resultados e agradecemos a todos que nos ajudaram a difundir as nossas raízes várzea-grandenses”, declarou Jilaine Maria da Silva Brito, presidente da Tece Arte que visitou nessa sexta-feira, 01, a mostra acompanhada de mais cinco integrantes.
São elas: Julia Maria da Silva, Luzia Lemes, Joilce Clemente da Silva, Juliane Pereira da Silva e Maria Conceição Pereira. Elas percorreram os espaços admirando suas criações e celebrando o reconhecimento alcançado.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat têm sido fortes apoiadores do trabalho das Redeiras do Limpo Grande. A inauguração de um Centro Cultural na comunidade foi uma conquista significativa, proporcionando à associação não apenas visibilidade, mas também um espaço dedicado à preservação e valorização da arte local.
A assinatura das peças produzidas pela Associação Tece Arte é uma conquista adicional, certificando a autenticidade e qualidade do trabalho do coletivo formado por 55 mulheres artesãs. A Tece Arte foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio TOP 100 do SEBRAE.
FONTE DE INSPIRAÇÃO – A Galeria de Arte Cura Humana destaca as “Mulheres Redeiras de Limpo Grande”, homenageando a força e resiliência feminina por meio de suas criações. O projeto buscou transformar as redes em obras de arte, utilizando uma paleta de cores neutras e iluminação cuidadosamente planejada para realçar cada peça.
Maria Mendonça, arquiteta envolvida no projeto, destacou a conexão emocional e artística com as mulheres da Tece Arte. “Cada tela na galeria reflete a inspiração derivada do trabalho único das redeiras pois pedimos aos demais artistas que se inspirassem nelas”, revelou.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More