A Prefeitura de Cuiabá retomou nesta semana a operação da balsa ecológica responsável pela retirada de lixo descartado irregularmente nas margens do Rio Cuiabá. O serviço, realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), estava suspenso devido à falta de licença da Marinha, mas voltou a funcionar no dia 22 de janeiro. Desde então, já foram retiradas cerca de cinco toneladas de resíduos.
A embarcação atua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo um trecho de sete quilômetros entre a Marina Goiana, na região da Beira Rio, e a Ponte Sarita Baracat de Arruda, no bairro Parque Atalaia. Diariamente, são removidos em média dois contêineres de lixo, o equivalente a uma tonelada de resíduos.
Entre os materiais coletados estão garrafas PET, eletrodomésticos, sacolas plásticas, cadeiras e restos de brinquedos. Após a remoção, os resíduos são ensacados e transportados para o Aterro Sanitário (CGR / Orizon) pela empresa Locar.
O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou a importância da ação para o meio ambiente e a qualidade da água do Rio Cuiabá. “A limpeza das margens do rio beneficia tanto o ecossistema local quanto a população, que depende da qualidade da água”, afirmou.
Além da coleta de resíduos, a prefeitura planeja uma campanha de conscientização ambiental para reduzir o descarte irregular de lixo no Rio Cuiabá, no Rio Coxipó e no Córrego do Gambá.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More