Uma chuva intensa atingiu a cidade de Poconé, na região do Pantanal mato-grossense, na noite deste sábado (14). Um morador registrou o momento, que trouxe alívio para a população devido às altas temperaturas, e a expectativa é que a chuva ajude a conter parte dos incêndios que vêm devastando a vegetação local. Em Cuiabá, a precipitação beneficiou a umidade relativa do ar, que chegou a 45%.
Apesar de ainda não ter chovido na capital, o efeito da chuva no Pantanal foi sentido, elevando os níveis de umidade do ar. No sábado, a umidade havia caído para um estado crítico, chegando a apenas 15%. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), neste domingo (15), a probabilidade de chuva em Cuiabá é de apenas 5%.
Caso a chuva não se concretize, a previsão para este domingo é de temperaturas elevadas, com mínima de 25°C e máxima de 39°C. E a tendência é que o calor permaneça durante toda a semana, com máximas previstas que podem chegar a 42°C.
Alerta para “chuva preta”
O fenômeno da “chuva preta”, que já foi registrado recentemente em cidades do Rio Grande do Sul, também pode ocorrer em Mato Grosso nos próximos dias. A expectativa é resultado da falta de chuva por quase cinco meses, aliada à poluição, queimadas e incêndios florestais. A alta concentração de fuligem na atmosfera pode fazer com que as partículas de água na chuva tragam resíduos para o solo, “limpando” o ambiente.
Mesmo com a chegada da chuva tão aguardada, há preocupação com a sua qualidade e os possíveis efeitos da “chuva preta” para a população.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More