E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Com destaque por produtividade, auditores do TCE-MT recebem Medalha Engenheiro José de Paula Ramos

 

A notável atuação de servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foi publicamente reconhecida com a entrega da Medalha de Mérito do Controle Externo – Engenheiro José de Paula Ramos, nesta terça-feira (31). Na data em que se comemora o aniversário de 70 anos da instituição, o conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, concedeu a honraria a 18 profissionais que vem contribuindo para o engrandecimento da Corte de Contas, reverenciada como uma das mais modernas e eficientes do Brasil.  

Os ganhos em produtividade no biênio 2022/2023, obtidos a partir da reformulação das Secretarias de Controle Externo (Secex), foram citados pelo presidente. Já no primeiro ano da gestão, o estoque de 6.756 processos remanescentes do modelo anterior caiu para 660. Agora, o saldo de processos antigos está zerado. Não há processos com mais de um ano tramitando na área técnica do TCE-MT. “Foi fantástico o trabalho realizado por todos os secretários de controle externo. Zerar o estoque é o máximo e hoje nós temos a condição de honrá-los com essa comenda.” 

Novelli Lembrou que, ao propor a modificação na atuação das unidades técnicas, contou com a adesão e a colaboração maciça de todos os auditores públicos externos. “Os agradeço em nome do Carlos Alexandre e do Vitor Pinho, da Audipe, pelo total e entusiástico apoio, e também em nome do Manoel da Conceição, que liderou a equipe técnica neste biênio. Todos vocês foram bravos guerreiros e contribuíram efetivamente para esta retomada de um Tribunal de Contas forte, eficiente e respeitado”, disse Novelli. 

No auditório da Escola Superior de Contas, o presidente enalteceu ainda a trajetória do engenheiro José de Paula Ramos, que dá nome à comenda. Descrito como um profissional de “inteligência raríssima” e uma pessoa de “simplicidade impressionante”, ele atuou na Secretaria de Obras e Serviços de Engenharia entre 1981 e 2013, quando faleceu, aos 59 anos. 

“Nós fomos colegas de turma no curso de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso. Nos formamos juntos. O Zé tinha três características inigualáveis. Uma inteligência raríssima, uma simplicidade impressionante e um coração maior do que ele. Nos reencontramos aqui no Tribunal. Ele já era auditor público externo quando entrei aqui em 2001. Assim como sempre foi o melhor aluno no tempo da faculdade, não tenho receio em afirmar que era também o melhor auditor do TCE, sem desmerecer os demais.” 

Deste modo, a comenda, instituída no ano passado pela Resolução Normativa nº 2/2022-TP, reconhece profissionais que se destacaram tanto pela quantidade quanto pela qualidade de suas produções.  É o caso da auditora Lisandra Ishizuka Hardy Barros, titular da Secretaria de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (SNJur), que falou em nome dos agraciados.  

“Podem ter certeza de que temos orgulho e que levaremos com muita honra essa Medalha. Estou profundamente agradecida por representar as servidoras deste Tribunal como mulher nesse rol de homenageados. Somos amigos e colegas de desafios e de trabalho, que enfrentamos com muita dedicação, companheirismo, diálogo e cooperação. Os resultados que comemoramos hoje vêm dessa união da área técnica, hoje aqui também celebramos a harmonia entre todos os setores e unidades”, declarou. 

Também receberam a comenda os auditores públicos externos Manoel da Conceição da Silva, Murilo Gonçalo Correa de Almeida, Helder Augusto Pompeu de Barros Daltro, Vitor Gonçalves Pinho, Carlos Alexandre Pereira,  Cláudio Lima De Oliveira, Marcelo Takao Tanaka, Valmir de Pieri, Carlos Eduardo Amorim França, José Fernandes Correia de Góes,  Valdenir Ferreira Mendes, Edson Reis De Souza, André Luiz Souza Ramos, Roberto Carlos de Figueiredo e Flávio de Souza Vieira, além do técnico de controle público externo Odilley Fátima Leite de Medeiros e do auxiliar de controle externo Silvano Alex Rosa da Silva.  

José de Paula Ramos 

O auditor público externo, engenheiro José de Paula Ramos, nasceu em Alto Paraguai (MT) em 11 de agosto de 1954. Filho de Luiz Antonio Ramos e Liria de Paula Ramos, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e era especialista em Engenharia Legal e Avaliação e Gestão do Estado e Gestão Pública, além de coautor do livro “Auditoria de Qualidade em Obras Públicas”. 

Como servidor efetivo do TCE-MT, o engenheiro ocupou o cargo de auditor público externo, na Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia, de 1981 até 2013, quando foi vítima de acidente automobilístico no centro de Cuiabá. Além disso, atuou como voluntário no Centro de Valorização da Vida, na capital, durante mais de 21 anos. Com Ana Cláudia Padim Machado, teve uma filha: Maria Luíza Machado de Paula Ramos.

“É um momento muito gratificante e ele merece isso. Era um pai incrível e é muito bom ver essa admiração e carinho que o Tribunal tem com ele. Não é a primeira vez que ele é homenageado aqui e sempre me emociono, é sempre muito bonito. Eu adoro ouvir histórias sobre meu pai, conversar sobre ele. Sempre que tem uma brecha eu falo do quanto ele era incrível e ver pessoas importantes reafirmando isso e se emocionando também é muito bom”, comentou Maria Luiza, homenageada na cerimônia.

Além dela, também foram agraciados os irmãos de José: Dinalva Ramos Costa, Ana Rosa Ramos Nunes, Jamil de Paula Ramos, Francisco de Paula Ramos, Antonia de Paula Ramos, e os sobrinhos Ana Cristina Ortiz Ramos, Ana Gabriella Ortiz de Carvalho, Cleomara Tatiana Ramos Nunes e Rodrigo Soares Verde.

Na ocasião, José Carlos Novelli lançou a nova versão do Diário Oficial de Contas (DOC) e entregou o Manual de Elaboração para Documentos Oficiais do órgão de controle externo. Encerrando as comemorações, que tiveram início em 8 de outubro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza sessão especial, a partir das 19h de 6 de novembro, no Plenário, com entrega de comendas e honrarias.

 

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM