E-mail

atendimento@politicanoarmt.com.br

Cuiabá recebe alerta de grande perigo devido à baixa umidade

 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda-feira (19.08) um alerta de grande perigo para Cuiabá e outros 49 municípios de Mato Grosso. O alerta acontece em razão da baixa umidade do ar, que ficará abaixo dos 12% nos próximos dias, comparável ao clima de deserto. A orientação para a população é beber muita água e evitar exercícios físicos ao ar livre.

Com o tempo tão hostil, o Inmet também recomenda que a população evite o consumo de bebidas diuréticas, como álcool e café e mantenha a casa umidificada. o Além de Cuiabá, o alerta abrange municípios do Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, e Norte Mato-grossense.

Quando a umidade relativa do ar está nesse nível, o ambiente tem pouca água disponível no ar, o que pode causar desconforto e problemas de saúde, como ressecamento das mucosas (nariz, garganta, olhos), desidratação, e aumento no risco de doenças respiratórias.

Além da baixa umidade, a capital continua enfrentando uma forte onda de calor, com previsão de que as temperaturas possam atingir um novo recorde de 42°C nos próximos dias.

Neste final de semana, Cuiabá bateu o recorde de calor para 2024 por dois dias consecutivos. Na tarde do sábado, 17 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,8°C de temperatura máxima. A tarde do domingo foi mais quente com calor de 42,0°C, mas este valor é preliminar e ainda será confirmado nesta segunda-feira.

O recorde anterior de maior temperatura em 2024 era de 41,0°C, em 15 de agosto. Durante a onda de calor de agosto de 2023, a temperatura em Cuiabá igualou ou superou a marca dos 40°C cinco vezes e a maior temperatura foi de 41,8°C.

 

Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade!  Read More 

VEJA TAMBÉM