Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Várzea Grande, entregues à população em dezembro de 2025 – ‘Sonja Margarida Metelo’, localizada no bairro Nova Esperança, e ‘Professora Dalva Galdino de Barros’, localizado no bairro São Mateus – estarão dando início às atividades na próxima semana. Cada unidade irá abrigar 240 crianças entre zero a 3 anos.
Como explica o secretário da Pasta, Igor Cunha, o início das atividades nestas duas unidades já estava marcado para o dia 9 de fevereiro, em decorrência de alguns ajustes – pois serem entregas recentes da atual gestão municipal – mas na próxima semana estarão abertas para receber os pequenos.
“Sabemos que os pais estão ansiosos e que muitos aguardam por esse momento. Muitos trabalham fora e não têm com quem deixar os filhos, daí a necessidade de se ter um local seguro para acolher as crianças. As creches além de desempenhar um papel importante na formação das crianças, também oferecem um suporte as famílias”, destacou.
Igor Cunha lembra que as duas unidades foram entregues no final de dezembro pela prefeita Flávia Moretti e pelo vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos do PL – e possuem padrão “Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.
PROJETO – As creches, como são mais conhecidas, era projetos lançados há mais de uma década, como o CMEI ‘Sonja Metelo’, que estava cadastrada no sistema do MEC do governo federal desde 2012. Já o outro CMEI, havia sido lançado em 2020, mas somente em 2025 foi entregue. Apenas no primeiro ano de gestão, a prefeita e o vice entregaram três novas creches, sendo a maior parte delas, obras destravadas já nos primeiros meses de 2025. Somente as CMEIs entregues em dezembro somam investimentos de mais R$ 5 milhões.
As unidades infantis contam com 10 salas de aulas, 1 sala multifuncional, 2 berçários, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado, depósito e parque infantil, oferecendo uma estrutura completa para o desenvolvimento integral das crianças.
“Essa gestão tem como compromisso o cuidado com a educação e o desenvolvimento integral das crianças, além do fortalecimento da Rede Pública Municipal. Temos a consciência de que a entrega dessas novas unidades vai diminuir a demanda existente, mas é preciso ainda muito esforço para zerar a demanda represada, já que que muitas obras antigas e não entregues, fizeram a fila de espera aumentar. A prefeita Flávia Moretti, bem como o vice, Tião, tem tentado buscar meios para resolver as questões que ainda afligem a pasta, dando celeridade às obras em andamento e à busca por novos investimentos no setor”, completou.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More