As indústrias de óleo de soja no Brasil vão investir R$ 5,76 bilhões nos próximos 12 meses para expandir e construir novas plantas industriais, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Nos últimos 12 meses, a capacidade instalada das indústrias de soja cresceu 4,5%, passando para 72,3 milhões de toneladas por ano. A expectativa é que, com a construção de cinco novas plantas e a ampliação de outras cinco, a capacidade de processamento aumente para 238,4 mil toneladas por dia, resultando em 78,7 milhões de toneladas por ano, um acréscimo de 8,8%.
Esse crescimento tem como pano de fundo o aumento na produção de biodiesel, com estimativas da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) apontando que a produção do biocombustível pode alcançar 10,1 bilhões de litros em 2025. No mesmo ano, a mistura obrigatória de biodiesel no diesel passará de 14% para 15%, impulsionando ainda mais a demanda.
Entre os projetos de expansão, estão a instalação de novas plantas em estados como Goiás e Paraná, e a ampliação de unidades já existentes em locais como Ipameri (GO) e Maringá (PR). A Abiove destaca que, embora o volume de investimentos seja um pouco menor do que no último ano, o valor é significativamente superior ao registrado no triênio de 2020 a 2022, quando os aportes somaram R$ 2,5 bilhões.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More