Um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL VG) e Energisa vai possibilitar a renovação dos aparelhos de ar-condicionado de 32 escolas da rede municipal.
Nesta primeira etapa da cooperação técnica será possível a substituição de 235 aparelhos de ar-condicionado de 17 unidades escolares, num investimento de R$1.943.199,57. Para a segunda etapa, ainda estão sendo realizados os levantamentos e estudos técnicos para a substituição de mais de 200 aparelhos em outras 15 escolas.
A renovação dos aparelhos de ar-condicionado terá início em fevereiro de 2026 e após a instalação, a empresa promoverá treinamento para técnicos em manutenção das escolas, professores gestores e alunos, objetivando estimular as práticas de conservação dos equipamentos e dicas de economia de energia.
A parceria foi concretiza da última quarta-feira (10), quando o termo foi assinado pelo secretário de Educação, Igor Cunha, e o diretor presidente da Energisa, Marcelo Vinhais.
O projeto Kick-Off tem o objetivo de modernizar o sistema de condicionamento ambiental das instituições de ensino da rede municipal de Várzea Grande, tanto dos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, quanto das Escolas Municipais de Educação Básica, as EMEBs. “Isso significa trocar equipamentos ineficientes por outros mais modernos, fazer retrofit de iluminação e promover educação para o consumo consciente. É um trabalho que une técnica, impacto social e sustentabilidade” afirmou Marcelo Vinhais.
Para o secretário de Educação Cultura Esporte e Lazer, Igor Cunha, o projeto vai ao encontro do planejamento estratégico da atual gestão. “Não dá para falar em qualidade na educação sem falar em infraestrutura e essa parceria vem para transformar a vida dos alunos. Em uma região quente como a nossa, ar-condicionado não é luxo é necessidade, é fundamental para absorção de conhecimento e melhoria da qualidade do ensino”, disse o secretário.
Cunhas frisou ainda que a ação vai possibilitar a modernização e eficiência no condicionamento ambiental das salas de aula, o conforto térmico dos alunos e a redução de consumo de energia elétrica das escolas.
Fabiane Barbosa, coordenadora de Eficiência Energética da Energisa, reforça a importância da economia que essa troca de aparelhos vai gerar para as escolas. “Esse projeto permite que essas instituições consigam direcionar a economia, vinda dessa eficiência energética, em outras ações importantes para os alunos e para toda a comunidade vizinha”, declarou.
As escolas que irão receber os novos equipamentos são as EMEBs: Lenine de Campos Póvoas, Júlio Domingos de Campos, Profº Antonio Salústio Areias, Profª Lucia Leite Rodrigues, Dr. Gabriel Muller, Maria de Lourdes Toledo Areias, Maria Barbosa Martins, Líbia da Costa Rondon, Ten. Abílio da Silva Moraes, Emanoel Benedito de Arruda, José Estejo de Campos, Faustino Antonio da Silva, Air Addor e David Mayer.
Os CMEIs que irão receber os novos equipamentos são: Izabel Pinto de Campos, Jayr Luiza de Campos e Manoel Antonio.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More