A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou, nesta quinta-feira (08.02), a Pastoral do Migrante, sob a gestão do padre Mauro Verzeltti, para a entrega oficial de R$ 1,3 milhão e um veículo novo à entidade.
Ela foi acompanhada dos secretários de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho; de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri; do secretário-adjunto de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Kennedy Dias, e do deputado estadual Max Russi.
O recurso destinado para a Pastoral do Migrante é oriundo da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, para a formalização do Termo de Colaboração com a entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de implementar ações para apoiar refugiados e migrantes. Já o carro foi adquirido com emenda parlamentar na ordem de R$ 119,4 mil.
Padre Mauro destacou a atenção da primeira-dama Virginia Mendes com a Pastoral e a reconheceu como ‘mãe dos migrantes’.
“A partir de hoje a senhora vai ser considerada a mãe dos migrantes, não madrinha, mas mãe, porque mãe tem um significado muito profundo. A mãe é aquela que cuida, que sabe das necessidades, que olha, acompanha e que está em todos os momentos da vida das pessoas”, declarou.
Virginia Mendes agradeceu o reconhecimento. “Agradeço pela confiança, podem contar comigo que vou me esforçar para ser uma boa mãe, já que o senhor me deu essa missão. Esse recurso é uma demonstração de respeito e carinho que o Governo tem pelas pessoas. Eu sei, padre, que o senhor vai fazer um excelente trabalho com sua equipe e nós estamos aqui para ajudar”, afirmou.
A primeira-dama ainda agradeceu o apoio e ressaltou o importante trabalho da entidade para apoiar os migrantes.
“Agradeço ao coronel Roveri pela parceria, à secretária Grasielle pelo brilhante trabalho no social, ao secretário adjunto de Direitos Humanos Kennedy, nosso parceiro do social, e ao deputado Max Russi pelo recurso para aquisição desse veículo. Aqui nós vemos a demonstração de amor por meio das parcerias. Não importa o credo religioso, a raça, ser brasileiro ou estrangeiro. A gente tem que amar as pessoas, e nós temos esse sentimento neste lugar. Temos que amar as pessoas como Jesus nos ensinou”, pontuou.
O deputado Max Russi ressaltou a necessidade de olhar para o próximo e citou a primeira-dama como uma inspiração.
“A nossa primeira-dama Virginia Mendes é extraordinária. É uma primeira-dama preocupada com os índios, com as crianças, com os idosos, com os migrantes, com os autistas, ou seja, ela está presente em várias causas e ações fazendo muito além da sua obrigação, porque tem um coração gigante e é um ser humano diferenciado”, disse.
Além das famílias que moram na Casa do Migrante, mais de 80 crianças são atendidas em um centro educacional infantil em período integral mantido pela entidade e mais de 100 migrantes de forma rotativa, com cestas de alimentos, atendimento médico e regularização de documentos.
A secretária Grasielle Bugalho também destacou a atuação da primeira-dama do Estado voltada aos migrantes, a partir da experiência que ela teve enquanto primeira-dama de Cuiabá.
“Ela tem esse olhar completo, foi primeira-dama de município e sabe que as pessoas precisam desse acolhimento quando chegam na cidade, e a Pastoral sempre fez esse trabalho. Esse recurso vai servir para a manutenção com a contratação de profissionais para atendimentos especializados, a exemplo de tradutor juramentado, conforme orientação da Polícia Federal, na alimentação e em toda parte estrutural”, afirmou.
Recentemente, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) concluiu a reforma de quatro salas da Casa do Migrante, instalou energia solar e a rede elétrica do prédio, por meio da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), em parceria com a Setasc.
“Para nós é uma honra poder contribuir com as ações mobilizadas pela primeira-dama Virginia Mendes. As salas construídas melhoraram a estrutura do espaço, a energia solar vai ajudar a diminuir o custo da energia, e, com essa economia, a entidade terá mais condições de desenvolver as atividades diárias, completou o secretário Cesar Roveri.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More