O evento contou com a presença do presidente em exercício Geraldo Alckmin; dos ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da Educação, Camilo Santana; do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha; do secretário executivo do CDESS, Paulo Pereira; Roberta Eugênia, Ministra de Igualdade Racial; Maria Lacerda, Ministra da dos Direitos Humanos; Gustavo Guimarães, secretário executivo do Ministério do Planejamento, além de representantes dos ministérios da Saúde, dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas.
O “Conselhão”, como é chamado, é um espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade. Recentemente, após a reunião inaugural do conselho gestor, os conselheiros e conselheiras aprovaram a criação de cinco Comissões Temáticas e 16 Grupos de Trabalho, dentre eles o que trata de assuntos relacionados à primeira infância, que será coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, com relatoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).
Em suas palavras, Silvio reforçou que a Undime representa todos os dirigentes municipais de Educação do país e que a entidade está pronta para colaborar com o Grupo de Trabalho com foco na criança na escola. “Como estudioso que sou, com formação nas áreas que envolvem os processos de aprendizagem, o lúdico e o brincar, acreditamos que a criança tem que estar na creche (escola) com espaço e segurança para brincar e aprender” disse.
Fidelis lembrou que um pacto pela Primeira Infância foi assinado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), que é uma iniciativa organizada pelo Tribunal de Contas (TCE/MT), Ministério Público (MP/MT) e outras 19 instituições.
O secretário de vice-presidente nacional da Undime, Silvio Fidelis agradeceu o presidente em exercício pela retomada das obras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que são importantes para atender a criança na escola e o seu desenvolvimento integral.
Para o prefeito Kalil Baracat, a participação do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea em eventos do governo federal reforça a representatividade do município e de Mato Grosso.
Sobre o Conselhão – Liderado pelo presidente Lula e com coordenação do ministro Alexandre Padilha, o colegiado representa um canal de diálogo permanente entre governo federal e os mais diversos setores da sociedade brasileira. Criado por lei em 2003, o Conselho foi extinto em 2019 e teve as suas atividades retomadas em maio de 2023. O novo Conselho ganhou em seu nome o termo “Sustentável”, para chamar atenção sobre a potencialidade ambiental do país no atual cenário de mudanças climáticas.
Tradicionalmente foi integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, em uma composição ampla e plural. No novo formato, pretende ser ainda mais representativo da sociedade, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More