A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo durante todo o mês de maio ações que buscam destacar a importância do diagnóstico e tratamento do câncer bucal. O evento faz parte da campanha “Maio Vermelho”, mês da conscientização sobre o câncer bucal. Neste sábado (18), serão realizadas duas ações, uma na UB Colorado, das 8h às 15h, e na USF do São Gonçalo, no mesmo horário.
As atividades visam à promoção, divulgação e conscientização da população para o diagnóstico do Câncer Bucal, buscando alertar os munícipes sobre os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer, como fumo, álcool, alimentação, exposição ao sol, imunossupressão, idade, irritação da mucosa bucal, entre outros.
Conforme explicado pela coordenadora técnica da Saúde Bucal da SMS, Sueli Ciappina, a doença é frequente em homens com mais de 40 anos, tabagistas, de baixa escolaridade e baixa renda. A língua é o órgão mais acometido, e o carcinoma de células escamosas (CCE) é o tipo histológico mais frequente.
“O diagnóstico do câncer bucal é realizado por meio de exames clínicos, como a inspeção da boca e palpação do pescoço, e por biópsia. É importante que as pessoas façam consultas regulares com o dentista e o médico para prevenir e diagnosticar precocemente essa doença”, alerta a CT.
A maioria dos casos é diagnosticada em estágios já avançados, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, a cura da doença. Nos casos mais avançados, observa-se:
Dificuldade de mastigar e de engolir;Dificuldade na fala;Sensação de que há algo preso na garganta;Dificuldade para movimentar a língua.
Fatores que aumentam o risco do câncer de boca:
Exposição ao sol sem proteçãoExcesso de gordura corporalProfissões como agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, entre outrasInfecção pelo vírus HPVTabagismo.
Medidas preventivas incluem, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral e prestar atenção a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.
A lesões bucais que não cicatrizam em até 15 dias precisam ser avaliadas pelo cirurgião-dentista. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça seu exame bucal preventivo.
Fonte:Notícias Verdade MT – Não é só notícia, é verdade! Read More